Estudantes de ensino médio que tenham interesse em realizar trabalhos de iniciação científica já podem se inscrever no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio, o Pibic-EM, do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) é uma das instituições que, ano a ano, participa do programa. As inscrições para o edital do período 2018-2019 podem ser realizadas até o dia 18 de maio. Os selecionados receberão auxílio de R$ 100 mensais para o desenvolvimento dos projetos entre os meses de agosto desse ano de julho de 2019.
Neste ano, podem participar do Pibic-EM estudantes da primeira e da segunda série dos colégios estaduais Newton Felipe Albach e Padre Chagas, de Guarapuava, e do Trajano Grácia, de Irati. Depois das inscrições, a seleção dos alunos é feita pelos supervisores das escolas.
Participar do Pibic-EM, segundo o diretor de Pesquisa da Unicentro, professor Luciano Farinha, é um diferencial para qualquer estudante que queira fazer um curso superior. “É uma possibilidade de o aluno já sair na frente”, afirma.
Outra proposta do Pibic-EM é incentivar os professores das universidades a se aproximarem das escolas públicas. Afinal, é através das orientações de um docente universitário que o aluno vai executar o trabalho científico ao longo de doze meses.