O local é um dos mais privilegiados da cidade, tendo à frente o vale no pé da serra do Jordão. São cerca de 100 famílias que formam o conjunto residencial Mirante da Serra, ponto privilegiado para se ver o pôr de sol. Com ruas pavimentadas e toda a infraestrutura básica que essa obra requer, o Mirante da Serra atrai caminhantes de bairros adjacentes que aos finais de tarde escolhem o lugar para ter um contato mais direto com a natureza.
“O nosso bairro é bem visitado, principalmente, aos finais de semana”, disse o presidente da Associação de Moradores, Eder França.
No centro da localidade uma lagoa se sobressai na paisagem. Até pouco tempo, porém, o espaço estava cheio de mato e a falta de manutenção já comprometia um dos cartões portais do bairro.
A partir da união dos moradores e da inserção de Eder junto à União das Associações de Moradores de Guarapuava (UGAM), a lagoa está sendo desassoreada em parceria com a Prefeitura de Guarapuava. Nesse local, as famílias se reúnem para tomar chimarrão e bater papo.
Segundo Eder, a presença da comunidade na manutenção do bairro é constante. Plantio de árvores, pinturas nos meios fios, plantio e cuidados com as flores, são ações feitas por moradores para tornar a vida em comunidade mais agradável.