Da redação – O bairro Jardim das Américas, em Guarapuava, está sendo rearticulado para dar continuidade à implantação das Redes de Desenvolvimento Local na região – iniciativa levada às comunidades pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná e pelo Serviço Social da Indústria (Sesi).
Um novo Seminário Visão de Futuro, primeira etapa da metodologia, será feito neste sábado (8), às 15h, na escola Dionísio K. Sampaio, localizado na Rua Judite Bastos Oliveira, 345. Os novos sonhos da comunidade serão somados àqueles já expostos no Seminário realizado em 2009.
As primeiras ideias sugeridas pelos moradores para melhorar a qualidade de vida incluíam ações nas áreas de segurança, infraestrutura, saúde, geração de empregos e, entre outras, tratar da questão ambiental tendo como o principal objetivo revitalizar o Rio Cascavelzinho.
A proposta das Redes de Desenvolvimento é mobilizar pelo menos 1% da população local para chegar a uma agenda de ações que possa ser trabalhada, seja através dos conhecimentos e habilidades de cada morador, ou em parceria com empresários, entidades, poder público e todos os interessados em promover melhorias na região. “É possível despertar para as potencialidades que existem e que estas oferecem alternativas de interferirmos no meio em que vivemos. Deste modo, então, sem cabresto e com visão ampliada das coisas, pode ser possível tornar o local mais adequado e mais gostoso para morar, conseguindo melhor qualidade de vida”, explicou o coordenador da Rede de Participação Política – iniciativa apartidária da Fiep –, José Marinho.