22/08/2023


Mobilidade: estudantes da Unicentro podem ir para outra instituição por 6 meses

Inscrições para programa de mobilidade estão abertas até esta quarta feira (6)

unicentro santa cruz

Segue disponível até esta quarta feira (6) o período de inscrições para o Programa de Mobilidade Nacional (PMN). A partir dele, estudantes das 45 instituições de ensinos superior afiliadas podem realizar um intercâmbio em outra das associadas. Para o segundo semestre de 2018 estão sendo oferecidas mais de mil vagas por 16 instituições. Estudantes da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) podem participar.

De acordo com Miguel Bacheladenski, chefe da Divisão de Programas Internacionais da Unicentro, para participar, o estudante interessado deve identificar quais das universidades oferecem o curso em que ele está matriculado e, depois de escolher uma instituição, é necessário procurar o Escritório de Relações Internacionais da Unicentro (ERI) para apresentar os documentos exigidos para a participação no programa. O programa de intercâmbio é uma inciativa da Associação Brasileira dos Reitores de Universidades Estaduais e Municipais (Abruem).

“A ambientação em um universo diferente, isso é muito formador, particularmente no período da graduação, em que o estudante está se formando como um todo. Não é só a questão da aquisição do conhecimento é a formação da pessoa, do cidadão”, explica o presidente da Abruem e reitor da Unicentro, professor Aldo Bona.

Neste ano, para estimular a participação dos estudantes na Unicentro no Programa de Mobilidade Nacional serão concedidas bolsas-auxílio para ajudar com as despesas durante o período de mobilidade. Será aberto um edital do Escritório de Relações Internacionais da Unicentro, para concessão de até duas bolsas de 500 reais pelo período de cinco meses.

Os acadêmicos interessados em participar da mobilidade nacional podem se inscrever pelo site da Abruem até o dia seis de junho. O resultado final da seleção será divulgado entre os dias 25 e 29 de junho, e o início das aulas seguirão o calendário acadêmico da universidade de destino.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo