Guarapuava concorrerá este ano ao Prêmio MPT Cidade Pró-Catador. A cidade do terceiro planalto está inscrita no prêmio que reconhece cidades modelos em inclusão sócio produtiva de catadores e catadoras de materiais recicláveis, em especial na implantação de coleta seletiva e reciclagem de resíduos sólidos.
Segundo informações da Secretaria de Comunicação (Secom), o Prêmio conta com quatro categorias, cada uma relacionada ao número de habitantes no município. Guarapuava participa na categoria acima de 50 mil habitantes, integrando três etapas de seleção: na primeira, a comissão avaliadora seleciona 12 finalistas entre todas as propostas inscritas. Na sequência, ocorrem visitas para avaliar os finalistas escolhidos. Por fim, com base nos documentos e visitas, a comissão julgadora escolhe as quatro melhores iniciativas, uma para cada categoria.
O secretário de Meio Ambiente, Celso Alves de Araújo, acredita que Guarapuava tenha grandes chances. “Temos alguns diferenciais que podem influenciar na conquista do prêmio, como, por exemplo, os quatro caminhões de coleta seletiva que passam diariamente pelos bairros da cidade, além de toda a atenção e capacitação fornecida aos mais de 600 catadores e catadoras de resíduos sólidos recicláveis”.
A data de divulgação das iniciativas vencedoras está prevista para 9 de novembro. Mais informações sobre a iniciativa, estão disponíveis no site.