O curta Primavera de Fernanda, protagonizada pela transexual de Guarapuava, Laysa Carolina Machado, foi vencedora de dois prêmios importantes para cenário cultural, no Festival Internacional da Diversidade, em Goiás. A obra levou o título de melhor roteiro e melhor curta.
Para Laysa, que veio do distrito de Entre Rios, o destaque do curta protagonizado por ela vem de encontro a abertura das portas para talentos trans no cinema nacional.
“Como guarapuavana, é um orgulho realizar este trabalho com uma equipe que tem na direção Débora Zanatta e Estevan de La Fuente, que acreditaram em mim e me deram este presente lindo”.
No curta, Laysa interpreta Fernanda, uma mulher transexual que quer mudar de vida e vai procurar um emprego formal. Ela está cansada de sua vida e do único jeito que encontrara para sustentar sua irmã e sua sobrinha. Através da perspectiva de uma mulher transexual do Sul do Brasil, o curta retrata a jornada de Fernanda atrás do emprego que ela sempre desejou.
No elenco está também a dama do teatro paranaense Regina Vogue, o conhecido ator teatral Gerso Delianno, Flora Vieira, Rebeca Cordeiro, o conhecido e experiente ator Mauro Zanatta, entre outros.
OUTRAS PRODUÇÕES
Laysa também está no seriado paranaense “Contra Capa”, de Guto Pasko e Andreia, r na web série “Mulheres em Série”, produzido em São Paulo. Mas os compromissos de Laysa não param por aí. Na HBO, ela protagonizou o “Fora do Armário”, de Tatiana Issa e Guto Barra. Esta obra está sendo reprisada no canal fechado. A atriz também gravou uma participação do longa metragem “Hotel Delire”, de Cláudio Bittencourt e Diego Lopez, no qual contracena com a ator global Marco Ricca.
Paralelamente a esses compromissos, Laysa, que também é professora, trabalha na pré-produção do seu segundo filme: O Álibi, que será gravado em Entre Rios, cuja produção será da própria Laysa Machado e associados. Ela também finalizou seu espetáculo teatral: “Meu filho”, que conta com a participação do ator guarapuavano Márcio Ramos.