A partir do dia 26 deste mês, empresas que estão começando no mercado competitivo terão o suporte da Ineti, a Incubadora de Negócios de Irati. A organização, sem fins lucrativos, foi criada através da união de 18 entidades do município, entre elas, a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), que tem campus na cidade.
De acordo com informações da assessoria de comunicação da Unicentro, um dos papeis da Ineti será o de incentivar a geração e o desenvolvimento de micro e pequenas empresas industriais ou de prestação de serviços, e de base tecnológica ou de setores tradicionais da economia, capacitando o empreendedor. A Ineti vai atender empresas em duas fases: a da pré-incubação e a da incubação.
“A pré-incubação é para aquelas pessoas que têm a ideia, mas ainda não sabem se ela é viável. É um processo de amadurecimento da ideia. Já a incubação é aquele processo em que a empresa existe, e nós daremos um apoio técnico e gerencial”, explica Adriana Queiroz Silva, professora do Departamento de Administração da Unicentro e diretora-executiva da Ineti.
Ainda de acordo com Adriana, o papel da Unicentro na Ineti será na parte de gestão.
“A Unicentro entra com a gestão da Incubadora, o que nós chamamos de Associado Gestor. Ela entra nesse processo auxiliando, acompanhando e monitorando os incubados e pré-incubados, entra como parceira no espaço físico, e também como parceira técnica, pois teremos alguns professores da Instituição que poderão auxiliar os incubados”.
Para o reitor da Unicentro, professor Aldo Nelson Bona, um importante papel da Incubadora de Negócios será unir o que se produz dentro da universidade com os setores público e produtivo.
“Essa tríplice hélice é o motor da inovação. Sem a articulação desses três elementos, nós temos sempre uma dissociação entre o conhecimento produzido na academia e a prática e as demandas do setor produtivo, e a execução das políticas públicas. A criação de uma Incubadora, articulando esses três agentes, é a expectativa de que nós possamos, a partir de Irati, fazer com que todo o trabalho que se desenvolve na Universidade possa também atender e orientar empresas e negócios novos e também os já existentes”.
Os critérios para a participação das empresas na Incubadora serão definidos em outra reunião dos conselhos da Ineti. Na sequência, um edital público será publicado no site da Unicentro.