Guarapuava – O sindicato dos funcionários municipais de Guarapuava (Sisppmug) faz parte da articulação de duas manifestações que ocorrerão nos dias 19 e 22 deste mês na praça Nove de Dezembro, localizada no centro da cidade. Os movimentos têm o objetivo de chamar a atenção da população para dois temas importantes.
A primeira delas, marcada para as 10 horas da próxima quarta-feira, denomina-se “Caça fantasmas” e se refere aos recentes escândalos ocorridos na assembléia legislativa do Paraná. O movimento conta ainda com a participação da APP-Sindicato, Sindicato dos Bancários, organizações estudantis e os gabinetes dos vereadores Antenor Gomes de Lima e Eva Schran.
“Nosso objetivo é conscientizar as pessoas através da moralização da política. Queremos debater essa questão, mostrando a população o que está acontecendo. Esse ano tem eleição e as pessoas precisam estar conscientes das coisas feitas pelos políticos”, explica a diretora do sindicato, Cristiane Wainer (foto).
Perdas salariais
O outro protesto, que também acontece na rua XV de Novembro, no dia 22, diz respeito à defasagem no salário dos servidores municipais – há quatro anos as remunerações não são reajustadas e as perdas salariais já somam mais de 40%.
“Isso que vem sendo feito conosco não é justo. Esperamos também receber o apoio da população, já que funcionários municipais como professores, médicos e enfermeiros, entre outros, são os responsáveis pelo atendimento feito as pessoas no dia a dia. Nosso serviço precisa ser valorizado”, reclama.
Foto: arquivo