Iniciativas inovadoras que estão sendo implantadas em Guarapuava pela administração municipal estão colocando o município no ranking das Cidades Digitais. Esta modernização passa por investimentos para a informatização da gestão dos cemitérios, das frotas, da ouvidoria, procuradoria, além da implantação de um novo sistema eletrônico de gerenciamento de documentos, o que vai acabar de vez com o famoso “arquivo morto”. Outro exemplo é o aplicativo Fala Saúde, que auxilia os usuários no agendamento de consultas e o acesso à agenda do setor de especialidades das Unidades Básicas de Saúde. Estes e outros temas serão abordados em palestra pelo prefeito Cesar Silvestri Filho (PPS), no II Fórum de Cidades Digitais do Sudoeste Paranaense. O encontro ocorre nesta quinta feira (12), em Francisco Beltrão.
“Sem medo da interação e da avaliação dos usuários na área da saúde, o aplicativo nos traz mais transparência e qualidade aos serviços prestados e garante a melhoria contínua do atendimento na saúde”, afirma o prefeito sobre o Fala Saúde, criado para ampliar o diálogo no município.
Leia também
Cidade dos Lagos inclui Guarapuava em seleto grupo de cidades inteligentes
Guarapuava é a oitava cidade do Paraná a mais contratar mulheres, indica relatório
Guarapuava integra ranking nacional de cidades comprometidas com a universalização
Além do Fala Saúde, o município desenvolveu o aplicativo de serviços urbanos, onde o munícipe poderá comunicar, através do registro de foto no app, locais onde há buracos na rua, problemas de iluminação pública, entre outras reclamações e sugestões.
As ações de Guarapuava vão desde a inclusão digital, com oficinas gratuitas de smartphones para idosos, aulas de robótica para alunos dos 4º e 5º anos da rede municipal de ensino ao fomento ao empreendedorismo de novas tecnologias, voltados ao design, impressão 3D e robótica, além do Centro de Inovação e Parque Tecnológico.
ILUMINAÇÃO PÚBLICA
A Prefeitura de Guarapuava também está trabalhando com o novo projeto de iluminação pública para o município por meio de uma Parceria Público Privada (PPP). A meta, segundo o prefeito, é trocar os 24 mil pontos de iluminação por lâmpadas LED, visando maior economia e eficiência no setor.
A expectativa é que com essas novas lâmpadas, que têm durabilidade, em média de 15 anos, vamos conseguir uma redução de 60% na conta de iluminação pública de Guarapuava. O projeto também prevê a instalação de 120 câmeras de segurança que serão instaladas nos locais de maior circulação de pessoas e nos locais apontados pela Polícia Militar como pontos de maior criminalidade.
SEMINÁRIO
Esses projetos levam o prefeito Cesar Silvestri Filho a ser o palestrante durante encontro para gestores públicos da região Sudoeste, que será realizado em Francisco Beltrão, nesta quinta feira (12). É o III Fórum de Cidades Digitais do Sudoeste Paranaense, que será realizado pela Rede Cidade Digital (RCD) em conjunto com a Prefeitura de Francisco Beltrão. O evento reúne prefeitos, gestores, vereadores e empresários para tratar de inovações tecnológicas na gestão pública.
Guarapuava, no Centro Sul do Estado, tem se destacado no cenário das localidades que investem para se tornar uma cidade digital e inteligente. Com cerca de 180 mil habitantes, Guarapuava vem apostando pesado na inovação para se desenvolver.
A Prefeitura de Guarapuava estava parada no tempo, por isso estamos investindo na modernização dos sistemas.
blica de Guarapuava. O projeto também prevê a instalação de 120 câmeras de segurança que serão instaladas nos locais de maior circulação de pessoas e nos locais apontados pela Polícia Militar como pontos de maior criminalidade”, explica Cesar Filho que também é vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) na área temática de concessões e Parcerias Público-Privadas.
FÓRUM
Além de Guarapuava, compartilham modelos em andamento em suas localidades os municípios de Bom Sucesso do Sul, Chopinzinho e Francisco Beltrão. O objetivo, conforme destaca o diretor da RCD, José Marinho, é levar informação sobre a importância da tecnologia no plano de desenvolvimento das cidades por meio da troca de experiências e acesso às soluções de mercado. As inscrições são gratuitas para servidores públicos e podem ser feitas pelo link. O III Fórum de Cidades Digitais do Sudoeste Paranaense tem o patrocínio da ouro da 1DOC, GOVBR e CTMGEO; e bronze da PlayTable.
SERVIÇO
III Fórum de Cidades Digitais do Sudoeste Paranaense
Data: 12 de julho
Início: 8h
Local: Auditório Amsop, Francisco Beltrão
Inscrições gratuitas para servidores públicos. Informações pelo forum@redecidadedigital.com.br ou pelo (41) 3015-6812.