22/08/2023


Cotidiano Guarapuava

Humanização e respeito prescritos na Clínica ANIMO, em Guarapuava

Clínica é referência em atendimento oncológico de ponta no município

unimed-guarapuava

ANIMO, no bairro Santa Cruz, em Guarapuava (Foto: Divulgação)

Humanização no atendimento e respeito incondicional aos pacientes, aliado a medicamentos de última geração que proporcionam tratamento cada vez menos agressivo e com menores efeitos colaterais. Esta é marca dos cinco anos de funcionamento da Clínica ANIMO (Antineoplásicos Injetáveis e Medicina Oncológica), em Guarapuava.

Localizada na Rua Padre Salvatore Renna, 986 – no bairro Santa Cruz, a Clínica, que integra o sistema Unimed, foi pensada de modo a conter a evasão de pacientes de Guarapuava e da região para outros centros. Além de oferecer conforto, comodidade e o mesmo tratamento que é oferecido lá na fora, a equipe multidisciplinar oferece o carinho e a competência que o paciente merece.

De acordo com o médico responsável técnico pela clínica, o oncologista Dr. Diogo Gavarrete, em cinco anos já foram realizadas mais de sete mil aplicações, “sem contar os demais procedimentos”, numa média mensal de 150 pacientes. A maioria é oriunda de beneficiários da Unimed, embora também seja oferecido o atendimento particular.

Oncologista Diogo Gavarrete (Foto: arquivo pessoal)

Aqui são realizados procedimentos de infusões de quimioterapia; fornecimento de medicamentos orais próprias de procedimentos médicos e aplicação de outras medicações de alta complexidade. Também atendemos na área de reumatologia e hematologia, além de procedimentos com cateter e curativos oncológicos.

CONFORTO X SEGURANÇA

A Clínica ANIMO oferece todas as possibilidades para que o paciente de câncer seja acolhido. No caso de uma pessoa ter iniciado o tratamento fora de Guarapuava e quiser apenas receber as aplicações na Clínica, isso é possível. Segundo Dr. Diogo, o medicamento aplicado em Guarapuava ou em outro centro obedece um protocolo, ou seja, é o mesmo. “Aqui o paciente tem a retaguarda de não precisa viajar sentindo os efeitos colaterais da quimioterapia, por exemplo, e a nossa equipe oferece o amparo a todos”. O medicamento utilizado pela Clínica é o mesmo que é aplicado em pacientes nos Estados Unidos e em outros países desenvolvidos.

Com uma equipe composta por um médico oncologista, dois enfermeiros, uma farmacêutica, uma recepcionista e uma copeira, com atendimento de segunda a sexta feira, das 8h às 17h, a ANIMO oferece também um apoio multidisciplinar. O paciente tem ao seu dispor, psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta, com atendimento no Centro de Atenção à Saúde (CAS), localizado no Centro da cidade.

Cada atendimento é personalizado, assegura o responsável técnico.

Quando o paciente chega é tratado pelo nome e a humanização é o carro-chefe. Nos grandes centros, a gente é apenas mais um na multidão e graças a esse conceito já estamos registrando pacientes que faziam tratamento fora e que agora estão aqui.

(Foto: W. Produções)

Para o Dr. Abrão José Melhem Júnior, presidente da Cooperativa na gestão em que a Clínica foi inaugurada, a iniciativa tomada há cinco anos tornou a Unimed Guarapuava pró-ativa, fazendo a Cooperativa “sair de trás do balcão”.  Segundo o médico, depoimentos de beneficiários demonstram a satisfação de pacientes e familiares. Isso fez com a ideia inicial que era de atender 50 pacientes por mês triplicasse essa projeção, mostrando que quando a classe se une o projeto é levado a efeito. “Hoje vendemos planos e entregamos saúde”, diz.

(Foto: Divulgação)

De acordo com o atual presidente da Unimed Guarapuava, Dr. Eric Prado Diegues, a data em que a ANIMO comemora cinco anos de acolhimento e prestação de serviço em Guarapuava e região, é relevante. Segundo o presidente, dos pacientes da Clínica, 70% são de Guarapuava e outros 30% são de outros municípios.

A comemoração reuniu diretores e colaboradores na sede da clínica na noite da última sexta feira (13).

“Somos uma equipe comprometida com a humanização do atendimento aos nossos pacientes”, reformou a colaboradora Solange Couto Oliveira.

Parte da equipe da Unimed (Foto: Divulgação)

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo