22/08/2023

Coisas de Guarapuava

Da redação –  O diretor da Companhia de Dança Masculina Jair Moraes pediu desculpas a Guarapuava logo após o final do espetáculo na noite de sábado (15), no auditório da Unicentro.

Vencedora do Prêmio Klaus Viana, concedido pela Funarte, a proposta da companhia é a de interagir com academias de danças da cidade. Três delas foram convidadas: Rômani, Corporal e Orgulho Pampeano.

Jair Moraes disse que a companhia é "pobre", não possui nenhum patrocínio ou incentivo oficial.

"Um dos nossos convidados desistiu de participar porque considerou o nosso trabalho desorganizado, porque não tinhamos como buscar e levar o grupo.  A nossa companhia é pobre, nossos bailarinos desempenham várias atividades, incluindo os trabalhos de bastidores. Mas um dia desejamos voltar a Guarapuava com uma equipe técnica, com motorista e carro à disposição para buscar e levar os artistas em casa, com pessoas indicando as entradas e saídas nas cochias".

Jair Moraes comentou também sobre a falta de seriedade com a qual a cultura é tratada no País. "Quando se pensa em cultura a dança é a última a ser lembrada, há um descaso muito grande. Por isso, quando chegamos numa cidade chamamos os grupos, as academias para participar do nosso espetáculo, porque entendemos que só a união pode mudar essa situação. Nós ganhamos esse prêmio e estamos fazendo 12 espetáculos pelo Paraná e por outros estados. 

A nossa proposta com a oficina que realizamos durante a tarde é a de deixar alguma coisas para a cidade"

Jair Moraes ressaltou também que por todas as cidades por onde a companhia passou não enfrentou nenhum tipo de problema. Em Guarapuava foi a primeira vez.

As academias Rômani e Coproral entenderam o sentido da proposta e deram o seu show na noite.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.