O novo sistema de votações e registro de presença dos parlamentares, instalado no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) por determinação do presidente da Casa, deputado Ademar Traiano (PSDB), entra em funcionamento na sessão de reabertura dos trabalhos após o recesso, na próxima quarta feira (1). Novos monitores darão mais transparência, agilidade e segurança aos processos, além de significar economia com papel, já que nas telas será possível acessar a íntegra dos projetos de lei que constem da Ordem do Dia e os pareceres das comissões técnicas a cada um deles.
O principal objetivo da mudança nos equipamentos é atender a necessidade de modernização da Assembleia. Os atuais aparelhos já estão tecnologicamente defasados.
“Estamos dando melhores condições ao processo legislativo, modernizando a Assembleia, economizando papel e, acima de tudo, garantido mais transparência às votações. Milhares de folhas usadas para imprimir ordens do dia, por exemplo, serão economizadas. De suas mesas os deputados vão poder consultar os projetos apresentados, conferir pareceres das comissões, checar requerimentos protocolados na sessão e a sequência dos oradores inscritos”, diz Traiano.