O jornalista guarapuavano Klaus Pettinger lança na noite desta quinta feira (2), sua obra “O Sumiço do Hanomag”, um romance de aventura que explora a história secular dos suábios do Distrito de Entre Rios, em Guarapuava. Escrito em parceria com a Fundação Cultural Suábio-Brasileira, o lançamento oficial ocorre às 19h30, no Centro Cultural Mathias Leh, em Entre Rios.
De acordo com o jornalista, o romance de aventura infantojuvenil é direcionado a todas as faixas etárias que tenham interesse em se divertir e aprender um pouco mais sobre a rica história de superação dos Suábios do Danúbio.
Como objeto central da obra está o trator Hanomag R45, exposto há quatro décadas na praça da Colônia Samambaia que, na história escrita por Klaus, some misteriosamente na noite de 1º de maio. O trator está exposto na Colônia Samambaia desde o final da década de 1970 e sua utilização demonstrou-se decisiva no início da mecanização agrícola dos colonos. A única pista deixada à comunidade é um mapa, repleto de simbologias e palavras em alemão. A partir do fato, é o conhecimento sobre a história dos Suábios do Danúbio e a experiência dos pioneiros do Distrito que vão ajudar dois adolescentes na busca pela recuperação da relíquia.
Ao longo de 280 páginas, o romance explora a história de superação das famílias de Suábios do Danúbio – etnia de origem alemã -, que encontraram no distrito de Entre Rios, no terceiro planalto paranaense, o local ideal para retomar suas vidas, após os conflitos da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Ainda segundo o jornalista, o enredo se passa, em sua maioria, no próprio distrito.
Na solenidade de lançamento desta quinta, haverá apresentações de dois grupos culturais, a entrega simbólica dos primeiros exemplares a instituições de ensino, além da leitura de um trecho do livro. Nesta noite, a venda do livro terá o preço promocional de R$ 30, com dedicatória do autor, e coquetel de confraternização.