A tarde desta segunda feira (3) será marcada pelo início das atividades do 1º curso superior de Candói, a graduação em Educação do Campo, realizada a partir de uma parceria com a Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), de Laranjeiras do Sul.
A partir das 13h30, uma aula inaugural será ministrada pelo vice-reitor da instituição, Antônio Andrioli, tendo como temática “A Educação do Campo e as Ciências Sociais e Humanas”. Para o evento, que ocorrerá na Casa Familiar Rural do município, toda a comunidade está convidada a participar.
Para buscar uma das 60 vagas ofertadas nesse primeiro vestibular da cidade, mais de 100 candidatos se inscreverem no processo seletivo, sendo estes, estudantes dos municípios de Candói, Reserva do Iguaçu, da Terra Indígena de Mangueirinha, Nova Laranjeiras, Guarapuava, Pinhão e Chopinzinho.
Na conquista histórica do município, os estudantes cursarão as aulas por quatro anos e meio. O profissional graduado nesta área pode atuar na docência nos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio nas disciplinas de filosofia, sociologia, geografia e história.
Em entrevista recente ao Portal RSN, a secretária de Educação do município, Andréia Savoldi Teixeira, disse que foi justamente para beneficiar, principalmente, os jovens que vivem no campo, que o prefeito buscou a implantação do campus avançado da UFFS em Candói, trazendo mais uma conquista para o município. Na cidade, as aulas serão sediadas na antiga Casa Familiar Rural de Candói.