22/08/2023
Paraná Política

Ação de Bernardi barra pesquisa do Ibope

Resultado estava previsto para ser divulgado nesta terça (4), mas Ibope recorreu

jorge-bernardi

O candidato ao Governo do Paraná pela Rede, Jorge Bernardi pediu e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PR), suspendeu a divulgação da pesquisa Ibope sobre a disputa eleitoral no Paraná. O resultado seria divulgado nesta terça feira (4). Além de determinar a proibição da divulgação da pesquisa, foi estabelecida multa de R$ 500 mil em caso de descumprimento da decisão. O Ibope tem dois dias para apresentar defesa, mas o instituto recorreu e espera reverter a decisão até esta terça para divulgar os resultados.

Entre as irregularidades apontadas pela ação, diz que o questionário utilizado não apresenta as mesmas faixas etárias daquelas constantes no plano amostral. Fala também sobre a incompatibilidade entre o grau de instrução dos entrevistados constantes no plano amostral e aquele objeto de questionamento pelo entrevistador, descartando os eleitores de menor nível de instrução escolar.

Segundo a decisão assinada pelajuíza auxiliar Graciane Aparecida Do Valle Lemos,“no pedido formulado pela parte autora há plausibilidade jurídica do pedido quanto às duas primeiras alegações, porque todos os institutos de pesquisa têm conhecimento prévio dos requisitos exigidos pela legislação eleitoral para organizarem o trabalho da consulta aos entrevistados, devendo organizar os questionários de modo que os dados colhidos se revelem no registro da pesquisa”.

A juíza diz também que como “a realização de uma pesquisa que não reflete na sua divulgação os dados colhidos pela impugnada, é necessária a determinação de proibição de divulgação dos dados, já que a proposta da pesquisa, na forma até agora apresentada, é parcial, com potencial de causar danos aos candidatos, sendo necessária a preservação da igualdade e da lisura no pleito entre todos”.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.