Ele se revela a cada vídeo, a cada fotografia que posta, mostrando o que há de belo escondido nas entranhas da natureza, principalmente no interior de Guarapuava, porém, estendendo o seu olhar aos municípios da região.
Bombeiro aposentado, Moacir Cruz faz rapel, escala montes, picos e montanhas. Tudo devidamente registrado por ele mesmo, em vídeo e em foto. E agora, Moacir não está sozinho. Ele e mais outros aventureiros criaram a Associação de Turismo de Guarapuava, uma entidade voltada a incentivar o setor, descobrindo novos lugares, motivando proprietários a investir e a compartilhar tudo o que a natureza coloca à disposição.
Uma das novas descobertas está a nove quilômetros da cidade, no distrito de Guairacá. No meio da área que já é explorada para o turismo rural, o que há de mais belo estava às escondidas: uma cachoeira e uma gruta. “É um lugar maravilhoso que estava sem ser explorado pelos turistas”, diz.
Agora, ele anuncia uma nova atração aos visitantes do Salto São Francisco. E como ele mesmo descreve é o “surpreendente Vale e Salto das Pombas, com um extenso vale super preservado”. Um Salto com aproximadamente 80 metros e com mais duas cachoeiras de 15 e 30 metros. A trilha, que está em fase de implantação e tem cerca de nove quilômetros, começa dentro do Parque.
“Será uma trilha pesada com cerca de dois quilômetros pelo leito do rio, que poderá ser feita em um dia”, anuncia.
Mas não é apenas por aqui que o grupo se aventura. O Aconcagua na Argentina, os picos Marumbi e Paraná – a maior montanha da Região Sul – já estiveram no roteiro do grupo.
“Qualquer pessoa pode chegar lá, basta querer. O corpo alcança o que a mente acredita. Estar acima das nuvens é uma sensação que não tem preço! Esta é a lição”.