No Caminho de São Francisco, um pedaço do paraíso pertinho de Guarapuava

A 9 quilômetros da cidade, a Fazenda das Marias é uma ótima pedida para quem quer se conectar com a natureza

Passeios na propriedade são feitos de trator (Foto: Moacir Cruz/Conheça Guarapuava)

Camping, cavalgada, trilhas ecológicas – na mata, em cachoeiras e até numa gruta -, almoço rural, enfim. Quem curte um cenário típico de interior, com bastante contato com a natureza, precisa conhecer a Fazenda das Marias, no Caminho de São Francisco. A nove quilômetros da cidade, o local vem se popularizando a cada dia. Recentemente, um grupo de aventureiros da do município mostrou um pouquinho deste pedaço de paraíso na página Conheça Guarapuava, que reúne dicas de turismo no terceiro planalto paranaense.

(Foto: Moacir Cruz/Conheça Guarapuava)

A Fazendas Marias é um verdadeiro reduto de belezas naturais. Na propriedade da família Somensi, os atrativos são vários, mas um dos principais é uma queda d’água de tamanho médio. O caminho das águas desemboca numa caverna, chamada de Gruta da Onça.

(Foto: Moacir Cruz/Conheça Guarapuava)

“Nós somos proprietários há 35 anos e estamos recebendo grupos que quiserem vir aqui. Temos cachoeiras, rios, trilhas, lugares para passeio a pé, camping, cavalgadas, um monte de atividades”, contou Aselesio Somensi, proprietário da fazenda.

Para fazer visitas, é necessário marcar horário com antecedência. É possível passar todo o dia por lá, inclusive, com disponibilidade de alimentação, que é comercializada pela família à parte. E como não poderia deixar de ser, os atrativos culinários são bem interioranos.

“A gente tem os produtos que produzimos aqui na propriedade. Carne de porco, bolachinhas, balinha de banana, rapadura, açúcar mascavo. Tudo produzido de maneira caseira”, explica a filha da Aselesio. O almoço rural também é uma boa pedida para quem quer provar o tempero da família Somensi.

COMO CHEGAR

A Fazenda das Marias está localizada no KM 09, no sentido distrito Guairacá, saindo pela trincheira da BR-277, a direita. Para marcar um horário de visita, o contato os contatos são (42) 9 9934-5946 e (42) 9 9977-3389.

Relacionadas

NO CAMINHO DE SÃO FRANCISCO

Amantes da natureza terão nova opção de aventura, em Guarapuava

REGIÃO

Caminhos e centros de fé: as igrejas e a religiosidade em Turvo

TURISMO

Da aventura à uma associação para descobrir lugares encantados em Guarapuava e região

Comentários