22/08/2023

CIRCULANDO: Nando Carli, o mintendi

imagem-16543

Por Marcio Fernandes – Por um punhado de anos, como repórter, editor ou correspondente, entrevistei bastante gente famosa: pilotos de F-1 e F-Indy (Hélio Castroneves), cineastas (Zé do Caixão, por exemplo), atores e atrizes (Fernanda Montenegro), executivos (como o presidente da Toyota para a América Latina), jogadores de Futebol (Figueroa, zagueiro chileno, só para citar um), políticos (o presidente Lula dentre eles) e assim por diante. Na condição de recente colunista desta Rede Sul de Notícias (RSN), a situação está melhorando: meus textos costumam ter mais de 1 mil acessos. E os e-mails dos leitores chegam em maior número a cada semana, como de Saul A. P..
A mais recente destas mensagens eletrônicas diz o seguinte:
´Recolha-se a sua insignificância e reduza-se a sua real expressão. Mintendi? Ou quer q eu desenhe?´. Chegou nesta quarta, 25, 5h55 da manhã. O remetente identificou-se como nandocarli@hotmail.com. Noves fora os erros de acentuação e linguagem moderninha de internauta, gostei do e-mail. Este leitor da minha coluna, se é quem de fato indica ser o endereço nandocarli@hotmail.com, é um ex-deputado estadual aqui no PR, o que indica o prestígio de meus textos. Está certo que é um ex-parlamentar que renunciou vergonhosamente mas, enfim, é um leitor diferenciado, digamos.
Mas também fiquei um tanto triste com tal e-mail. Vamos partir do pressuposto de que o remetente é mesmo o ex-deputado: o conteúdo da mensagem é arrogante, algo que não cai bem para um sujeito na condição dele. Mas filho de peixe, conforme preconiza a sabedoria popular, peixinho é. Com tanto tempo livre, melhor faria o ex-deputado se realizasse trabalhos voluntários com certa regularidade. Ou se ficasse a refletir sobre o que tenho escrito quanto às mazelas da cidade, de maneira que pudesse, em determinado momento, passar a contribuir positivamente para o desenvolvimento integrado de Guarapuava. Ou, se entender que estas sugestões são impertinentes, recomendo ao ex-deputado algo mais singular: a leitura do livro ´Os outsiders e os estabelecidos´, de Norbert Elias. Assim, talvez passasse a entender e aceitar que não dá mais para achar que Guarapuava é Winston Parva, a trágica comunidade que Elias retrata.
Quem sabe ele até se anima com a obra e presenteia o prefeito com um exemplar.

* Morador de Guarapuava. E-mail: marciorf@globo.com

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.