22/08/2023


Paraná Política

Campanha de Cida pede expulsão de Beto Richa da chapa

A justificativa é a infidelidade do PSDB à coligação

betocida

O departamento jurídico da coligação Paraná Decide formalizou nesta sexta feira (21), o pedido ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para  a expulsão do candidato ao Senado, Beto Richa (PSDB), da chapa por infidelidade à coligação. O afastamento é justificado pelas conexões diretas do ex-governador com a candidatura de Ratinho Junior (PSD).

(Foto: Divulgação)

De acordo com o pedido entregue ao TRE, o ex-governador, mesmo sendo presidente do Diretório Estadual do PSDB, autorizou que seus principais deputados e membros de seu grupo político participassem ativamente da campanha eleitoral de Ratinho Junior, a exemplo do deputado estadual Ademar Traiano, que participou da convenção do candidato, e do deputado federal Valdir Rossoni, ex-chefe da Casa Civil, que declarou apoio ao candidato do PSD.

Assim como eles, o ex-secretário da Agricultura, Norberto Ortigara, é hoje coordenador da campanha majoritária de Ratinho Júnior e o prefeito de Guarapuava, Cesar Filho (PPS), é coordenador regional da campanha do candidato e de Beto Richa.

Outra evidência apresentada pela coligação é o “acordo branco” com a campanha de Ratinho Junior, cuja chapa majoritária lançou apenas um candidato para a disputa das duas vagas ao Senado, dando assim a oportunidade de Beto receber o segundo voto. Segundo a coordenação de Cida, Beto também nunca praticou apoio efetivo a campanha de Cida nas redes sociais.

GAECO

A coligação também argumenta que a operação realizada pelo Gaeco envolvendo o primeiro mandato do ex-governador Beto Richa não corresponde aos princípios e propostas defendidos pela chapa e por sua candidata ao Governo, Cida Borghetti. No início desta semana a coligação analisou e aprovou por maioria, o pedido de exclusão da candidatura do ex-governador da chapa, mantendo apenas a candidatura de Alex Canziani ao Senado Federal.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo