22/08/2023
Cotidiano

Provas para recenseador do IBGE serão no próximo domingo,(30)

imagem-16637

 
As provas para recenseador do Censo 2010 ocorrerão simultaneamente em todo o país, e os locais devem ser consultados por cada candidato no site: www.cesgranrio.org.br. Lá o candidato encontrará em destaque o local para inserir seu nome e sobrenome e, assim, obter seu local de prova exposto na tela.
A prova terá 50 questões objetivas – Língua Portuguesa (10), Matemática (10), Conhecimentos Gerais (10) e Conhecimentos Técnicos (20) -, baseadas no Estudo dos Conhecimentos Técnicos a serem aplicados no Censo Demográfico 2010 (anexo VI do edital). Os classificados nas provas objetivas serão submetidos a um treinamento, com caráter eliminatório e classificatório (item 11 do Edital).
Os aprovados no processo seletivo simplificado trabalharão na coleta de dados do Censo 2010, por um período de um a quatro meses, utilizando computadores de mão. O horário de trabalho será flexível, mas é recomendável que o candidato disponha de 25 a 30 horas semanais para realizar as entrevistas domiciliares.
A remuneração será por produção, com base na quantidade de domicílios recenseados. Em média, há 300 domicílios por setor censitário, que podem ser visitados em menos de 30 dias. É possível que um recenseador consiga completar mais de um setor ao longo do período da coleta de dados do Censo. Em média, cada setor irá propiciar uma remuneração em torno de R$ 800,00 a R$ 1.600,00, dependendo da região. O recenseador também terá direito ao 13º salário e às férias proporcionais aos dias trabalhados e à produção.
Há diversas informações sobre o processo seletivo no portal do IBGE na Internet (www.ibge.gov.br). Clique em “Quer trabalhar? Conte com a gente” ou em “Trabalhe conosco”.
Caso o candidato não tenha acesso à internet, as informações também poderão ser obtidas através da Central de Atendimento da FUNDAÇÃO CESGRANRIO , pelo telefone 0800 701 2028, ou pelo e-mail concursos@cesgranrio.org.br .
 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.