No primeiro dia do Festival Unicentro da Canção (FUCA), realizado pela Universidade Estadual do Centro Oeste, a emoção já estava no ar. A competição de músicos, em sua oitava edição, abrange duas categorias: interpretação e composição. As apresentações passaram por variados gêneros da música. O que não foi dito ou cantado nos palcos, poderíamos sentir pelo sincronia no ar.
Como foi o caso de Délcio Mores e Joanilton Mores, que abrilhantaram a noite de dia (26) na categoria composição, com a música “Desmétrica”. Sempre com um sorriso no rosto, quando questionados sobre a escolha da canção afirmam que Délcio fez a melodia a partir de um poema de Talita Kelly, assim, os versos saíram do papel para se tornar notas de violão.
Primos e muito companheiros um do outro, eles explicam que família não se escolhe, que apesar de ser o primeiro ano do FUCA para Joanilton, Délcio, veterano do festival afirma “tocamos juntos mais de 30 anos”.
Com essa longa trajetória seja nos palcos ou nas festas familiares com seu violão, um inspira o outro a continuar. “A cada festival a gente fala: Não vamos mais! Chega! E no próximo estamos lá de novo…”, explica Délcio. É com essa determinação que esperam avançar na competição, esperando ser finalistas na noite do dia (28).
Para mais informações e a programação do festival, acesse o site.