22/08/2023


Paraná Política

Veja o posicionamento de João Arruda no debate da RPC

Candidato ao Governo do Paraná disse que fez oposição a Beto Richa

joao_arruda-592x295

João Arruda (Foto: Eduardo Matysiak)

A atuação de João Arruda como coordenador da bancada do Paraná no Congresso Nacional, resultou na liberação de mais de R$ 500 milhões para investimentos em áreas fundamentais do Estado, como saúde, segurança e educação. “Como governador do estado vou trabalhar junto com a bancada federal”, disse João, no primeiro bloco do debate da RPC TV, na noite dessa terça feira (2).

Ao ser questionado sobre a política nacional, João ressaltou que o importante agora é discutir o Paraná. “Estamos vivendo um momento único. O governo do MDB foi o que baixou a tarifa da luz, da água e o governo que fez pelas pessoas que mais precisam e é por elas que vou governar, não será para poucos para grupos políticos, para grupos econômicos, será um governo para todos os paranaenses”.

No segundo bloco do debate da RPC, os candidatos ao governo do Paraná tiveram de perguntar e responder sobre temas sorteados. Desta vez João Arruda respondeu à pergunta de Dr. Rosinha sobre Previdência Pública.

João pode explicar seu projeto para recuperar o fundo de aposentadoria dos servidores do Estado. O candidato do MDB tem demonstrado durante toda a campanha eleitoral que o rombo que o governo Beto Richa vai deixar na ParanaPrevidencia, em pouco tempo vai comprometer as futuras aposentadorias e as finanças do Estado para os próximos anos.

“São retirados todos os meses R$ 140 milhões do fundo de aposentadoria. Como governador do Paraná, meu primeiro ato de governo será enviar uma mensagem à Assembleia Legislativa para revogar esta lei”, disse, referindo-se ao projeto de Beto Richa que cria o rombo da previdência e que foi votado em 2015, no dia do massacre dos professores no Centro Cívico.

O candidato a governador do Paraná pelo MDB, João Arruda, aproveitou o segundo bloco para indagar a governadora Cida Borghetti sobre suas propostas para a segurança pública. Não avaliação do emedebista, o setor precisa de conserto, não de propostas mirabolantes.

No confronto direto com a governadora Cida Borghetti, João Arruda pode deixar claro que ela faz parte do grupo de Beto Richa enquanto ele fez oposição nos oito anos desse governo.

Ao comentar a gestão de Roberto Requião, tema levantado por Cida, João lembrou que o ex-governador do MDB baixou as tarifas de água e luz e mostrou como isso pode ser feito: “Não vamos distribuir tantos lucros aos grandes sócios privados da Copel e da Sanepar como no governo de vocês. Vamos distribuir o mínimo de 25% de dividendos exigidos por lei e não os 50%, que são o teto, como vocês fizeram”.

João Arruda também pode explicar como vai reduzir o gás de cozinha: “Vai reduzir o ICMS que é de 18% para 10% com a condição de que as distribuidoras baixem o preço para o consumidor”.

Segundo ele, as empresas estatais como Copel, Sanepar e Compagás continuarão sendo públicas e vão voltar a cumprir o papel no desenvolvimento social, afirmou o candidato a governador no 4º e último bloco do debate da RPC.

João respondeu à pergunta de Ogier Buchi e contestou a defesa que o candidato do PSL fez da privatização. João lembrou que no governo atual as empresas privadas tiveram maior participação nas estatais do Paraná e o que se viu foram aumento de tarifas, que penalizaram as famílias paranaenses.

João vai cortar privilégios e salários com cabos eleitorais que existem hoje e também vai aumentar a eficiência das estatais, sempre tendo como objetivo o interesse público e atender melhor a população. O candidato disse também que não vai faltar vacinas para as crianças nos postos e unidades de saúde. A intenção, segundo João, é garantir mais investimentos em melhorias na Atenção Básica da Saúde do Paraná, que hoje enfrenta inúmeras dificuldades. “Enquanto alguns candidatos fazem propostas mirabolantes, faltam vacinas nas unidades de saúdes”, disparou João.

“No nosso governo, vamos investir em saúde pública, principalmente na atenção primária, pois dessa forma estamos investindo em prevenção”, destacou o candidato do MDB, ao responder pergunta do candidato Ogier Buchi (PSL).

João afirmou que pretende chegar ao segundo turno onde vai mostrar suas propostas. “Já ficou claro que o Ratinho e a Cida são os candidatos do Beto Richa. E nós representamos a oposição a esse grupo. Por isso vamos ao segundo turno e poderemos mostrar as nossas propostas para o Paraná”, concluiu.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo