22/08/2023
Educação

Ingresso de alunos na UTFPR será pelo Enem

imagem-16826

O pedido junto ao Ministério da Educação foi de seis cursos para Guarapuava. O reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Carlos Eduardo Cantarelli, explicou que a instalação será em etapas. Para 2011 o município recebe dois cursos e todo o planejamento de entrada de docentes, servidores e recursos: “todo o orçamento para compra de laboratório, por exemplo, será de forma escalonada”. Assim, para 2012 provavelmente venha mais um curso. No total de três. “Já no local e com toda a estrutura poderemos preparar novos projetos e negociar com o Ministério da Educação novos recursos e vagas para poder trazer mais cursos”, observou.
O vice-reitor da UTFPR, Paulo Osmar Dias Barbosa, explicou que o módulo de entrada de aluno na Universidade Tecnológica é de 44 alunos por semestre. Cada curso teria 88 alunos por ano. “Temos que contar os alunos que já estão matriculados. Então, ao cabo de quatro anos já teremos os nossos cursos instalados totalmente. Assim, poderemos ver a capacidade do campus em capacidade. Mas para partida é um módulo de 44 por semestre”, explicou.
Os números vão depender dos cursos que serão instalados em Guarapuava, que ainda não foram definidos. “Estamos elaborando. Mas a possibilidade é muito forte de ter uma engenharia e dois cursos técnicos”, afirma o vice-reitor.
O professor doutor também explica que o ingresso dos alunos nos cursos tecnológicos será através do Enem, não existe mais o vestibular: “os melhores classificados no Enem podem optar por fazer o curso em qualquer um dos campi da Universidade Tecnológica do Paraná. Não temos mais o processo classificatório por vestibular como acontece nas outras universidades”.
Todo o procedimento foi feito pelo Sistema do Ministério da Educação (MEC), através do Inep e do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o programa que organiza toda metodologia da prova do ensino médio. Os interessados serão os que fizerem as inscrições para o Enem em novembro, com prova provavelmente em dezembro. “O MEC depois passa à universidade a relação de aprovados para Guarapuava”, explica Paulo Dias Barbosa.
 
Na FOTO, o vice-reitor da UTFPR, Paulo Osmar Dias Barbosa, e o reitor da Unicentro, Victor Hugo Zanette
 
Texto e foto: Andréa A. Alves
 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.