Uma palestra debateu a acessibilidade para todos com entidades e com a população de Guarapuava nessa segunda feira (12). O evento ocorreu no Centro Universitário Campo Real e reuniu o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Guarapuava (COMDDEG), a Prefeitura de Guarapuava e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR).
De acordo com a Secretaria de Comunicação (Secom), participaram da palestra representantes das secretarias de Educação, de Saúde e de Assistência e Desenvolvimento Social, de entidades, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Associação dos Deficientes Físicos de Guarapuava (ADFG), Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Visuais (Apadevi), Associação de Pais e Amigos de Deficientes de Guarapuava (Apadag), além de universitários e comunidade em geral.
“O objetivo da palestra é falar sobre acessibilidade de uma forma ampla para todas as pessoas”, resumiu a presidente do COMDDEG, Vera Lucia Borges Ferreira.
“As pessoas que não possuem nenhuma limitação devem se conscientizar sobre a acessibilidade para as que têm deficiência, pois todos devem ter o direito de ir e vir”, destacou a palestrante Célia Neto Pereira da Rosa, engenheira civil e coordenadora do CAS-CREA-PR, ressaltando, ainda, a importância do ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) nas escolas.