Na próxima terça feira (20), às 18h, a Prefeitura de Guarapuava entregará a obra de revitalização da Lagoa das Lágrimas, que passou por grandes mudanças. Esta é a primeira grande revitalização de um dos principais pontos turísticos de Guarapuava em quase 30 anos.
“A nova Lagoa é a representação de um espaço moderno e com infraestrutura para todos. Queremos que a população aproveite a Lagoa das Lágrimas para lazer, esporte e descanso”, destacou o prefeito Cesar Silvestri Filho.
A obra teve investimento de aproximadamente R$ 1 milhão, com recurso proveniente de emenda parlamentar do então deputado federal, Cezar Silvestri, que faleceu no último mês. A obra contemplou a revitalização das calçadas dos anéis interno e externo da Lagoa, reconstrução de escadas e rampas, instalação da Academia ao Ar Livre e Academia da Terceira Idade, ambientes de descanso com bancos, e novo deck com quiosques e banheiros.
“Todo o espaço possui acessibilidade, com piso tátil nas calçadas, rampas e banheiros adaptados. Além disso, o playground conta com brinquedos inclusivos, afirmou o secretário de Habitação e Urbanismo, Flávio Alexandre.
O meio ambiente também é destaque na revitalização. A Lagoa recebeu paisagismo com floreiras e foram plantadas mais de 70 árvores nas espécies ipê mirim e liquidambar.
“Tínhamos um grande problema em relação às árvores da Lagoa, que estavam em locais errados. Como eram espécies exóticas e terem raízes muito grandes e galhos longos, estragavam as calçadas e causavam problemas na rede de energia elétrica. As novas árvores são espécies adequadas, pois não desencadeiam esses problemas e são indicadas para fazer sombra”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Celso Araújo.