A Secretaria de Educação e Cultura de Guarapuava ampliou o período de entrega da declaração de vacinação de estudantes que integrarão o ano letivo de 2019. Esta declaração passou a ser exigida através de instrução normativa das secretarias de Estado da Educação e da Saúde, em junho deste ano, para realizar matrícula ou rematrícula de alunos nas escolas públicas e privadas do Paraná. Com a alteração, as declarações poderão ser entregues até o ano que vem.
De acordo com Doraci Luy, secretária de Educação, a medida foi tomada frente a falta de vacinas Tetra Viral, Varicela e Meningo C nas Unidades Básicas de Saúde de todo o Paraná. O desabastecimento ocorreu por conta da alta procura para o período de rematrículas.
Entenda: Procura intensa provoca falta de vacinas em Guarapuava
“Os pais e responsáveis devem estar cientes que é preciso apresentar a declaração de vacinação atualizada, porém isso pode ser feito antes do início das aulas”, informou a secretária de Educação e Cultura de Guarapuava, Doracy Senger Luy.
Segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde, a reposição das vacinas será feita até dia 17 de dezembro.
“Infelizmente os governos federal e estadual não previram que a instrução normativa acabaria resultando na grande procura e, consequentemente, falta de vacina, porém a Regional de Saúde garantiu que a reposição ocorrerá até 17 de dezembro”, concluiu o secretário de Saúde de Guarapuava, Celso Góes.