22/08/2023



Saúde

Inicia hoje a vacinação contra a paralisia infantil

imagem-17065

 
Com a expectativa de vacinar 14.057 crianças de 0 a 5 anos, Guarapuava iniciou hoje (7) a primeira etapa da vacinação contra a Poliometite, a doença conhecida como paralisia infantil. Não existe tratamento para a pólio, somente a prevenção. Só por meio da vacina que se pode ficar livre da doença.
Para vacinar as crianças, os pais ou responsáveis devem levá-las em qualquer posto de saúde municipal, exceto nas Urgências 24 horas, no horário das 8 às 17 horas, munidos da Carteira de Vacinação.
Este ano a Campanha Nacional tem como tema “Vacinou é gol. Vamos vestir a camisa da vacinação infantil” e o dia D acontece no sábado, dia 12. No dia D além dos postos de saúde, que estarão abertos exclusivamente para a vacinação contra a paralisia infantil. Também haverá vacinas em diversos locais do comércio, nas escolas, além das equipes volantes, que irão até os distritos da região para atender toda a população.
Apesar de o Brasil não ter registro de casos da doença desde 1989, é importante prevenir. “A criança acometida pode ficar com graves sequelas, deixando de movimentar os membros inferiores. A Poliomelite pode até levar a óbito”, alertou o diretor de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Guarapuava, Fernando Pedrotti.
 
Texto: Andréa A. Alves, com informações da Assessoria
Foto: divulgação

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo