Medalha Coronel Sarmento e condecoração por disciplina e comprometimento
Para comemorar o seu aniversário 21º aniversário, o 16º Batalhão de Polícia Militar esteve com uma programação especial no quartel em Guarapuava. A partir das 16 horas de hoje (segunda-feira, 14), a solenidade contou com a condecoração de policiais e bombeiros.
O ponto mais alto do ato solene foi a entrega da Medalha “Coronel Sarmento” ao tenente coronel César Augusto Rosa de Araújo (comandante do 26º GAC) foto e promotor de justiça Mauro Dobrowolski.
O representante do Exército Brasileiro, em seu discurso, agradeceu pela honrosa medalha e destacou a parceria com a polícia militar: “trabalhamos esta integração para construir um Brasil e uma cidade melhor”, frisou.
Em uma bonita cerimônia, alguns policiais e bombeiros foram condecorados com a medalha de ouro por 30 anos de serviços sem sofrer punição. Os que foram agraciados com a de prata, comemoravam 20 anos de serviços. E as medalhas de bronze, foram por 10 anos de serviços sem punção disciplinar.
A festividade de aniversário também contou com a entrega de cartas patentes à oficiais de Guarapuava, Pitanga e Laranjeiras do Sul. Como também o certificado ao bombeiro e ao policial do mês. Oscimar Vanderlei e Luiz Carlos de Campos foram homenageados por disciplina e comprometimento com o serviço.
Na oportunidade, o Padre Mario Capodiferro recebeu certificado por ser o único representante civil em um curso capacitante da polícia.
21 anos
O município de Guarapuava passou a sediar a 3ª Cia PM (Companhia Polícia Militar), criada através da Portaria nº 471/76 – PM/1, instalando-se em caráter precário, operacional e administrativamente, a partir de dezembro de 1976. Abrangia sete municípios, com uma área de 23.247,393 quilômetros quadrados e uma população aproximada de 400 mil habitantes.
Seu efetivo era de 109 homens, sendo que sofreu uma pequena alteração pelo Decreto nº 3.413, de 21 de julho de 1984, no qual passou a contar com 157 homens e acréscimo de um oficial superior do posto de Major para o seu Comando.
Em 14 de junho de 1989, o Governador do Estado do Paraná, Álvaro Dias, assinou o Decreto nº 5.195, transformando a 3ª CIPM (Companhia Independente de Polícia Militar) no 16º BPM (Batalhão de Polícia Militar), com jurisdição sobre 11 municípios.
Atualmente a divisão política compõe-se de 24 municípios, com o mesmo efetivo previsto em 1989, que é de 780 policiais, contando atualmente com 400 policiais militares ativos.
O 16º BPM está divido em três companhias. A 1ª Companhia com sede em Guarapuava, atende os seguintes municípios:Guarapuava (sede e os destacamentos dos distritos de Guará, Palmeirinha e Entre Rios), Prudentópolis, Turvo (sede e um destacamento no Distrito de Faxinal da Boa Vista), Pinhão (sede e o destacamento de Foz do Areia), Campina do Simão, Candói, Foz do Jordão e Reserva do Iguaçu. A 2ª Companhia com sede em Laranjeiras do Sul, atende os seguintes municípios:Laranjeiras do Sul, Cantagalo, Nova Laranjeiras, Rio Bonito do Iguaçu, Porto Barreiro, Virmond, Goioxim e Marquinho. E a 3ª Companhia com sede em Pitanga atende:Pitanga, Boa Ventura de São Roque, Palmital, Santa Maria do Oeste, Laranjal, Manoel Ribas e Nova Tebas.
O Batalhão ainda conta com um Pelotão de Trânsito, um Pelotão de Choque e Canil, com sede em Guarapuava.O atual Comandante do 16º BPM é o Major Daniel dos Santos.
As fotos da solenidade de aniversário você pode conferir na Rede Click:
Texto e foto: Andréa A. Alves, com informações da Assessoria da PM