Cerca de uma hora após o término da votação, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) de Guarapuava já tinha o resultado dos suplentes eleitos até 9 de janeiro de 2020.
Foram contabilizados 438 votos na eleição deste domingo (17). Salete Aparecida da Costa Fernandes foi a primeira colocada com 182 votos. Em segundo ficou Isabel Mingoranse Pereira da Cruz, com 113 votos. Rosângela Maria Ribas de Lima teve 80 votos e ficou na terceira colocação. E em quarto ficou Liliane Mehret Padilha, que teve 63 votos.
A eleição dos conselheiros é feita há cada quatro anos. Mas essa eleição foi necessária pela ausência de conselheiros suplentes neste mandato. O cargo é importante porque na ausência do conselheiro titular, os suplentes assumem temporariamente o cargo.
De acordo com o conselheiro Marcio Anderson Miqueta, em outubro deste ano haverá a eleição para a escolha tradicional de conselheiros para o quadriênio 2020/2023.
Segundo informações da Secretaria de Comunicação (Secom), dos 15 inscritos quatro estavam aptos para serem votados. A votação começou às 9h e terminou às 16h, em cinco escolas municipais, uma na cidade e uma em cada distrito.