22/08/2023


Cotidiano Paraná

Defesa Civil mantém atenção na Região de Guaratuba após alagamentos

Os alagamentos afetaram 1,2 mil residências e cerca de 5,5 mil pessoas

alagamento garatuba

As equipes da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil estão monitorando a situação de Guaratuba, no Litoral do Estado, que foi atingida por fortes chuvas neste fim de semana. De acordo com o Simepar, o acumulado de chuvas de sexta feira (15) a domingo chegou a 196 milímetros, 60% da média prevista para o mês de fevereiro.

(Foto: Defesa Civil/PR)

O grande volume causou alagamentos em toda a cidade, com 1,2 mil residências e cerca de 5,5 mil pessoas afetadas. Como a previsão para a semana é de chuvas irregulares, com pancadas típicas da estação, a Defesa Civil mantém o monitoramento das áreas afetadas e daquelas com risco de deslizamentos. Entre os atingidos, 600 pessoas ficaram desalojadas e 150 desabrigadas.

Até o final da manhã desta segunda-feira (18), 50 pessoas ainda estavam desalojadas e 150 desabrigadas. Os desabrigados estão no Ginásio Municipal José Richa e recebem auxílio da Defesa Civil Municipal, Defesa Civil Regional e do Corpo de Bombeiros.

(Foto: Defesa Civil/PR)

ATUAÇÃO

No fim de semana, as equipes da Defesa Civil estadual e do Corpo de Bombeiros atuaram na retirada das pessoas das áreas de alagamento, auxiliando no direcionamento de quem precisou deixar suas casas. As equipes de resgate do Corpo de Bombeiros retiraram 130 pessoas que haviam ficado ilhadas. O Provopar Estadual também está recebendo doações e já enviou duas vans com mantimentos e alimentos para o município.

(Foto: Defesa Civil/PR)

ALERTAS

A população do Litoral foi informada sobre as chuvas fortes através de alertas por SMS desde o fim da tarde de sexta. Na madrugada e na manhã de domingo, diversos avisos foram enviados aos moradores da região informando sobre as condições meteorológicas que se aproximavam. A Defesa Civil Municipal também foi informada desde a manhã de sexta sobre condições climáticas adversas que poderiam afetar o município e causar estragos, de maneira a se preparar para um eventual desastre.

PREVISÃO DO TEMPO

Segundo o Simepar, as condições meteorológicas de chuva continuam nos próximos dias, mas com menor intensidade. Nesta segunda feira (18), deve chover no período da tarde. Apesar da diminuição na quantidade de chuva, as pessoas ainda devem permanecer alertas, especialmente nas áreas propícias a deslizamentos.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo