22/08/2023


Educação Região

Inscrições para o vestibular indígena da Unicentro terminam hoje (28)

Serão 30 vagas para indígenas Kaingang, 25 para a etnia Guarani e cinco vagas para índios da etnia Xetá

vestibular indígena (1)

A Unicentro promoveu um seminário preparatório sobre o novo curso em outubro do ano passado, onde estiveram presentes membros de comunidades indígenas e autoridades da universidade (Foto: Coorc/Unicentro)

Esta quinta feira (28) é o último dia para se inscrever no vestibular para o curso de Licenciatura em Pedagogia para Povos Indígenas, da Unicentro. A graduação se destina exclusivamente a integrantes de comunidades indígenas do Paraná.

A licenciatura é ofertada pelo campus Santa Cruz, de Guarapuava, com atividades no município de Nova Laranjeiras, e prevê também atividades itinerantes em outros locais do Estado.

Serão 30 vagas para indígenas Kaingang, 25 para a etnia Guarani e cinco vagas para indígenas Xetá. Os candidatos devem ter concluído os estudos relativos ao Ensino Médio, ou equivalente, e não ter cursado o ensino superior anteriormente.

A inscrição é gratuita e deve ser feita exclusivamente pela internet. Com os dados, o candidato também deve anexar uma autodeclaração de pertencimento à etnia indígena, assinada por ele e pelo líder da comunidade que faz parte.

As provas serão no dia 27 de março, podendo o candidato optar por fazê-las em Guarapuava, Chopinzinho, Laranjeiras do Sul, Cornélio Procópio ou Matinhos. O processo seletivo é composto de quarenta questões objetivas sobre conhecimentos gerais e de uma redação, na qual o candidato escolhe uma das duas propostas temáticas para desenvolver o texto, que pode ser escrito em Língua Portuguesa ou na Língua Materna.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo