O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seguirá para São Paulo em avião do Governo do Paraná. A aeronave foi liberada pelo governador Carlos Massa Ratinho Júnior, atendendo pedido da superintendência da Polícia Federal no Paraná.
O apoio para o deslocamento permitirá que o ex-presidente participe do velório do neto Arthur Araújo Lula da Silva, de 7 anos, que morreu nesta sexta feira em Santo André, vítima de meningite.
No dia 30 de janeiro, o ex-presidente foi impedido de participar do velório do irmão Genival Inácio da Silva, o Vavá, vítima de câncer no pulmão. O impedimento partiu da procuradora federal Carmem Elisa Hessel, e foi endossado pelo superintendente da Polícia Federal em Curitiba, Luciano Flores. A decisão aconteceu apesar de a lei prever a possibilidade de que condenados saiam da cadeia para o enterro de familiares.
Na época, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, chegou a conceder autorização para Lula deixar a prisão e participar do velório do irmão, mas a liminar foi proferida cerca de 30 minutos antes do sepultamento do corpo.