22/08/2023


Agronegócio Cotidiano Economia Região

Dona de casa de Pinhão leva ‘Bufunfa’ para Programa Encontro da Rede Globo

Sorteada participou do programa de Fátima Bernardes desta quarta (6) para falar sobre a moeda fictícia

Programa Encotnro

Jovilde Bellim e Laertes Lopes no aeroporto (Foto: Arquivo Pessoal)

Uma dona de casa de Pinhão que aderiu ao programa ‘Bufunfa’ criado pelo município, vai estar em rede nacional nesta quarta feira (6). 

Jovilde Bellin e o marido Laertes Lopes já estão no Rio de Janeiro, onde participam do programa ‘Encontro’ com Fátima Bernardes, na Rede Globo. No ar, ela conta ao Brasil como surgiu a moeda fictícia que circula na Feira do Produtor.

(Foto: Reprodução/Rede Globo)

“É bastante responsabilidade pra gente né, pra representar o nosso município apesar se sermos como todos, pessoas simples, pessoas humildes e que querem levar o município pra frente, a responsabilidade é grande”, disse Jovilde ao Portal RSN enquanto se dirigia à sede da Rede Globo no Rio.

Laertes Lopes e Jovilde Bellim já no Rio de Janeiro (Foto: Arquivo Pessoal)

Em Pinhão, Jovilde faz parte de uma das 600 famílias que integram atualmente o programa no município. Sua escolha para representar a cidade e falar sobre a iniciativa veio a partir de um sorteio entre os primeiros moradores pinhãoenses que acreditaram na proposta local e se cadastraram para receber a moeda fictícia.

Na época de proposta do programa, o secretário municipal de Meio Ambiente de Pinhão, Valter Israel da Silva e o prefeito Odir Gotardo queriam uma política de sustentabilidade que envolvesse um problema crônico no município: o lixo.

O que eles não imaginavam é que o programa criado e que se transformou em uma cadeia de conscientização ambiental, separação de lixo reciclável e orgânico, geração de renda e incentivo à agricultura familiar, ganharia repercussão nacional.

Com a Bufunfa, que é o retorno da taxa que é cobrada do lixo, as famílias cadastradas no programa de separação do lixo, tem o direito de “comprar” produtos da agricultura familiar. “Se trata de uma cadeia onde todos são beneficiados e ainda estamos resolvendo um problema ambiental”, disse Valter ao Portal RSN. Ele atribuiu o sucesso comprovado à vontade política do prefeito Odir Gotardo e ao trabalho coletivo.

Tem uma equipe que ajudou a desenvolver o programa e foi fundamental, que ajudou com a concepção do projeto de lei, na execução com o trabalho todos os sábados na feira, tem a comissão de resíduos sólidos, a população de Pinhão que, pouco a pouco vem aderindo o programa. Temos, também, um governo que decidiu encarar de frente a questão ambiental, porque se não, uma boa ideia e uma equipe que aceitasse fazer não teria respaldo. É importante destacar que esse projeto foi para frente porque se tornou uma opção de governo.

Esta não será a primeira vez que a Bufunfa pauta a emissora global. O programa Caminhos do Campo já mostrou ao Paraná a experiência inovadora.

AÇÃO AMPLIADA

A Bufunfa, entretanto, é apenas uma das ferramentas do programa ambiental em Pinhão, que inclui o aterro sanitário, a formalização de quem trabalha no lixo e que hoje tem carteira assinada. E uma nova proposta apresentada ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP) prevê a substituição de multas geradas pelas gestões municipais anteriores, em novas ações em prol do meio ambiente.

(Foto: Ascom/Prefeitura de Pinhão)

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo