As escolas estaduais e municipais poderão garantir a correção da Prova Paraná em tempo recorde por meio de um aplicativo de celular, o Mira Aula. A tecnologia permite que os professores e gestores das escolas tirem foto do cartão de resposta de cada aluno e comparem com as respostas corretas registradas no aplicativo, que não precisa estar conectado à internet.
De acordo com a Agência Estadual de Notícias (AEN), com o Mira Aula a correção das provas de cada turma pode ser concluída em cerca de 10 minutos. Além da correção instantânea, o aplicativo fará relatórios dos resultados para que professores, gestores escolares e a Secretaria da Educação possam avaliar o desempenho dos alunos.
A primeira Prova Paraná será aplicada na próxima quarta (13) para os alunos do quinto ano do Ensino Fundamental das redes estadual e municipais de educação, do sexto e nono anos do Ensino Fundamental e do primeiro e terceiro anos do Ensino Médio.
A Prova Paraná é uma ação da Secretaria da Educação do Paraná para obter um diagnóstico sobre eventuais dificuldades de aprendizagem dos alunos. A partir dos resultados, o objetivo da Secretaria é elaborar planos de ação para melhorar o ensino-aprendizagem nas escolas públicas.