22/08/2023


Paraná Região Segurança

Ação integrada desmonta criadouro clandestino com mais de 300 aves no PR

10 pássaros silvestres são de espécies ameaçadas de extinção. De acordo com a PF, as aves tinham fins comerciais e apresentavam maus tratos

CRIADOURO CAPANEMA

(Foto: Ascom/Polícia Federal)

Uma ação integrada por policiais federais, fiscais do ICMBio e do IAPAR, além de membros da Força Nacional desmontaram nessa segunda (11) um criadouro clandestino de pássaros, em uma propriedade rural no distrito de Alto Faradai, em Capanema no Oeste do Paraná. A ação só foi divulgada nesta terça (12).

O maior criadouro já encontrado em toda a região, tinha mais de 300 aves, entre elas 10 pássaros silvestres de espécies ameaçadas de extinção. De acordo com a Polícia Federal, os animais eram criados para fins comerciais e apresentavam indícios de maus tratos, já que não tinham cuidados sanitários e higiênicos, além de estarem alojados precariamente.

(Foto: Ascom/Polícia Federal)

Foram encontrados animais mortos no local. Ao perceber a chegada da polícia, um homem de 53 anos apontado como o proprietário do lugar fugiu, mas responderá a inquérito policial pelos crimes de maus tratos e tráfico de animais. Também foram encontradas e apreendidas aproximadamente 60 gaiolas e armadilhas para captura de pássaros.

(Foto: Ascom/Polícia Federal)

Os fiscais do Instituto Chico Mendes (ICMBio) multaram a propriedade em R$ 45 mil e a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR) também autuou a propriedade pela falta de condições sanitárias do criadouro clandestino que foi interditado.

As espécies silvestres identificadas como Trinca-Ferros, Pintassilgos, Cardeais e Azulões foram encaminhadas ao zoológico da Faculdade de Veterinária da UNISEP, em Dois Vizinhos. A Polícia Ambiental também foi acionada para autuar a propriedade e prestar apoio na retirada dos pássaros.

(Foto: Ascom/Polícia Federal)

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo