O mestre churrasqueiro guarapuavano Robson Borchoski, acabou de chegar do Texas nos Estados Unidos, onde participou entre os dias 21 e 23 de fevereiro, da ‘Houston Rodeo Cook Off’, uma das competições de BBQ (Barbecue – traduzido do inglês – churrasco) mais tradicionais que existem, que ocorreu durante o ‘Houston Live Stock Show and Rodeo’, maior exposição de gado e rodeio do mundo.
Robson foi um dos 10 profissionais selecionados para integrar a equipe brasileira, que disputou a competição com outras 320 equipes de vários países do mundo. É a primeira vez que uma equipe brasileira competiu fora do país, e fez bonito. No placar geral, o Brasil ficou com o 167º lugar.
Considerando apenas as 10 equipes internacionais, ou seja, de fora dos Estados Unidos, o Brasil conquistou o 3º lugar no peito bovino defumado (brisket), considerado o principal corte do churrasco americano. O brisket brasileiro, inclusive, ficou na 78ª posição no placar geral, na estreia da equipe em um torneio internacional.
“A gente virou celebridade lá, a organização adorou a gente. Conseguimos quebrar o gelo, e colocamos literalmente os americanos pra dançar na nossa roda. Da alfândega ao restaurante em que estivemos, fomos muito bem recebidos”.
Para competir foi necessário que os representantes brasileiros se especializassem na técnica de churrasco americano defumado (BBQ). O mestre churrasqueiro contou que ficou responsável pela cocção da costelinha, do começo ao fim.
“Não aguentei e chorei, porque foi a realização de um sonho que eu só via pela TV. Uma das principais coisas que aconteceram na minha vida. Uma realização pessoal e profissional. Dentro do churrasco a gente conquistou a América”.
Com 24 anos de profissão, Robson já participou dos principais festivais de churrasco no Brasil, e planeja campeonatos regionais no estado do Paraná em 2019. No dia 27 de abril, Guarapuava vai sediar o primeiro Festival de Churrasco da cidade.
O próximo desafio internacional poderá ser outra grande competição de churrasco, a MeatStock, em abril na Austrália.