Uma mostra de artesanato revela o talento de 20 artesãos da comunidade Faxinal Boa Vista, interior do município de Turvo. Os trabalhos estão expostos no Centro Comunitário, nesta terça (19) e na quarta (20), das 8h30 às 17h30. O Centro fica na rua das Azaleias, 30, na vila Faxinal da Boa Vista.
Produzida para comemorar o Dia Mundial do Artesão, pela Ibema Papelcartão, a exposição pretende identificar e reconhecer a riqueza de habilidades manuais existentes na região de Turvo, além de dar oportunidade para que essas pessoas comercializem seus trabalhos, segundo a coordenadora de Responsabilidade Social da Ibema Papelcartão, Clarice Battistelli.
Há 14 anos, a Ibema que é a terceira principal player do setor de papelcartão do país, incentiva a aprendizagem, criação e desenvolvimento de diferentes técnicas de artesanato, principalmente entre as mulheres da região, com o objetivo de contribuir para a socialização, empoderamento e geração de renda dessas famílias.
Uma das técnicas incentivadas utiliza refugo da fabricação do papelcartão, uma fita de papel com alto teor de resina, material resistente e impermeável que permite a fabricação de caixas, porta-objetos etc. O projeto Ibemarte, desenvolvido desde 2014, recebeu o Selo ODS 2017.