O Centro de Artes Iracema Trinco Ribeiro, espaço acolhedor de tantos olhares e mostras, receberá, a partir de 1º de abril a Exposição Ucraniana: arte, cultura e tradição. O trabalho vai apresentar uma mostra da cultura e tradições ucranianas com o artesanato preservado por descendentes, como Maria Rosa Pastuch, natural de Prudentópolis e que, atualmente, mora em Guarapuava.
“Aos sete anos frequentava a casa da avó para aprender a confeccionar a primeira toalhinha de crochê. Com o decorrer dos anos, fui me interessando por outras artes manuais como bordados, pêssankas e óleo em tela”, comentou a artesã.
De acordo com a Maria, o artesanato ucraniano teve grande influência na cultura paranaense, devido à imigração dada no final do século XIX e mostrar isso aos guarapuavanos é um dos objetivos da mostra.
“Queremos expor as pêssankas, bordados, músicas e outros para contribuir com o conhecimento da sociedade em relação à cultura ucraniana, que é bastante rica e significativa para a região, despertando novas gerações para a manutenção desses costumes”.
De acordo com informações da Secretaria de Comunicação (Secom), a exposição ficará no Centro de Artes até o dia 17 de abril e poderá ser visitada de segunda a sexta, das 7h30 às 12h e das 13h às 17h30. A entrada é gratuita.