O publicitário Fabiano Souza, graduado pelo Centro Universitário Campo Real em Guarapuava, foi contratado e já está trabalhando como Product Designer no Spotify, em Estocolmo na Suécia. O publicitário desenvolve atividades com podcasts, conteúdo em áudio, disponibilizado através de um arquivo ou streaming, tecnologia que envia informações multimídia.
Fabiano é responsável por desenhar soluções de problemas e desafios que são trazidos pelo gerente de produto, pelo time ou por parte estratégica da empresa. O time é focado em desenvolver a melhor experiência às pessoas que ouvem podcasts no Spotify, um serviço de streaming de música, podcast e vídeo que foi lançado oficialmente em 7 de outubro de 2008. É o serviço de streaming mais popular e usado do mundo, desenvolvido pela startup Spotify AB em Estocolmo, Suécia.
São realizadas pesquisas com usuários do aplicativo, sempre de olho em tendências do mercado e também em estatísticas de uso da plataforma.
“Conseguir entrar para um time na empresa em que sempre sonhei em trabalhar foi com certeza uma das maiores conquistas da minha vida. É uma forma de provar pra mim mesmo, e mostrar para outras pessoas, que com muito trabalho e dedicação é possível chegar lá”.
INCENTIVO DA CAMPO REAL
Segundo Fabiano, a Campo Real lhe deu a base essencial de conhecimentos para desenvolver no começo de sua carreira. Além disso, o networking (rede de contatos ou uma conexão com algo ou com alguém) com os professores e a busca por mais conteúdo é muito importante para o crescimento e destaque no mercado.
“Com certeza, o que mais fez a diferença foram os professores. Seus conselhos e mentorias ajudaram muito. Eles sempre estiveram disponíveis para me ensinar softwares e técnicas quando eu estava fazendo meu estágio na Agência Experimental BZZ”.
COMO CONSEGUIR UM EMPREGO FORA DO BRASIL?
O publicitário conta que uma das principais dicas é ficar de olho no tipo de profissional que o mercado está precisando agora. Para quem quer trabalhar fora, o principal é ter fluência em inglês, além de se envolver no máximo de atividades extracurriculares e estar sempre atento ao que acontece ao redor. “Também recomendo criar um perfil do LinkedIn e manter sempre atualizado”.
Segundo o publicitário, a ferramenta é ótima para procurar trabalhos, mas também para ser encontrado por recrutadores de fora do Brasil.
“Além disso todo mundo fica acessível, as pessoas tendem a pensar que profissionais de fora são intocáveis ou que estão muito longe da realidade, o que não é verdade. Recomendo muito conectar com esses profissionais por meio do LinkedIn e falar com eles pedindo conselhos ou dicas”.