22/08/2023


Brasil Paraná Segurança

‘Operação Contaminatus’ cumpre nove mandados de busca e apreensão no PR

Além do Paraná, foram cumpridos mandados em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará e Tocantins

pf-geral-oficial

A Polícia Federal cumpriu nove mandados de busca e apreensão e efetuou quatro prisões nesta quarta (27) no Paraná. Cerca de 80 policiais federais participaram da  ‘Operação Contaminatus’ nos estados do Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará e Tocantins.

O objetivo da Operação é desbaratar uma organização criminosa, cujos principais líderes residem na região de Guaíra, e é especializada em contrabandear e distribuir cigarros e agrotóxicos de origem paraguaia em vários Estados do Brasil.

Em Tocantins foram dois mandados de busca e apreensão que resultaram em um flagrante por posse ilegal de arma e em um mandado de intimação em Paraíso do Tocantins. No Mato Grosso do Sul, os policiais fizeram uma prisão preventiva e cumpriram um mandado em Mundo Novo. No estado do Mato Grosso, foram duas prisões e quatro mandados de busca e apreensão em Sinop. E no Pará, a operação cumpriu um mandado. Uma prisão ainda aguarda cumprimento em Novo Progresso.

Ao longo do período investigativo, foi identificada a existência de empresas fundadas especificamente com o objetivo de expedir notas fiscais, para dar ares de legalidade ao transporte dos produtos contrabandeados. O nome “CONTAMINATUS”, que significa contaminado em latim, faz referência ao uso de agrotóxicos proibidos em lavouras no Brasil e ao modo de operação do grupo criminoso.

 

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo