Instaladas em 13 bairros de Guarapuava, algumas recentemente, as academias ao ar livre estão sendo alvos de vândalos. Essa informação vale também para as duas estações saúde instaladas na Lagoa das Lágrimas e no Parque Linear Trianon, próximas ao Centro da cidade.
No Residencial 2000, parte das academias foram furtadas e vandalizadas duas vezes. Os vândalos levaram os rolamentos dos aparelhos e quebraram alguns equipamentos. Já no bairro dos Estados, a placa da obra foi arrancada do local. Essas ações acabam prejudicando a comunidade, principalmente as pessoas da terceira idade que se exercitam nessas unidades.
O auxiliar de produção Nilton de Oliveira mostra indignado o que aconteceu no Residencial 2000. “A Prefeitura já arrumou, mas levaram partes de alguns equipamentos e as borrachas que seguram o atrito. Sem isso, logo vai estar tudo estragado”, reclama o morador. Ele gostou da instalação da academia no residencial, pois o médico lhe indicou exercícios após cirurgia na perna. “Desse jeito a gente não vai ter nada no bairro. A Prefeitura traz, mas os vândalos estragam durante a madrugada e a população que mais precisa é prejudicada”, acrescentou.
As 13 unidades foram adquiridas por meio de recursos do Governo Estadual e convênio com a Caixa Econômica Federal. Mirante da Serra, Jordão, Vila Planalto, Vila Bela, Lagoa Dourada, Xarquinho, Adão Kaminski, João Paulo II, Santana, Bairro dos Estados e Residencial 2000 foram os locais contemplados.