Cento e cinquenta famílias que moram na sede do município de Turvo, a 38 quilômetros de Guarapuava, serão as primeiras a ter esgoto sanitário. Apesar de estar às vésperas de completar 38 anos, o município ainda não tinha rede coletora.
De acordo com o prefeito Jerônimo Gadens do Rosário (PR), a obra que terá investimento de R$ 3,5 milhões, nesta primeira etapa, nos próximos dias, entra na fase de construção da estação de tratamento.
Segundo o prefeito, se saneamento básico é sinônimo de saúde, em Turvo, isso se acentua ainda mais. “Nosso município tem solo raso, formação rochosa e água em outros pontos, o que impede de se ter o sistema domiciliar de fossas sépticas, causando problemas de saúde e ao meio ambiente”.
Iniciada em 2017 após Jerônimo renovar a concessão com a Sanepar, o prefeito conseguiu antecipar a proposta prevista pela empresa estatal para iniciar somente em 2022.
Com cerca de dois mil habitantes na área urbana, para que sejam contempladas mais famílias, o prefeito já está em negociação com a Fundação Nacional da Saúde (Funasa), órgão do Governo Federal, em busca de novos investimentos.
Confira a entrevista em vídeo.