Guarapuava já conta com informações sobre cursos superiores, técnicos e profissionalizantes existentes no município. Um levantamento feito por alunos do curso de Tecnologia em Sistemas para Internet, sob a coordenação do professor Adriano Martins de Souza, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Guarapuava, resultou numa plataforma na versão Beta, que é uma central de informações para quem deseja escolher um curso, seja morador de Guarapuava ou não.
O endereço é portalqualificacao.guarapuava.pr.gov.br e foi entregue oficialmente ao prefeito Cesar Silvestri Filho – parceiro do projeto – nesta terça (9) durante o Future Day, que marcou o lançamento do Centro de Desenvolvimento e Conexão, no estacionamento do Shopping Cidade dos Lagos. A ideia é conectar todo o ecossistema de inovação de Guarapuava e Região.
O centro fará a conexão com universidades, estudantes, pesquisadores, empresas e investidores para o desenvolvimento de projetos que possam ampliar e diversificar a matriz econômica do município. Mas a conectividade proporcionada pela tecnologia entre o município e o universo, não tem limites.
De acordo com o prefeito Cesar Filho (Cidadania), a ideia que nasceu como desafio ainda no seu primeiro mandato faz com Guarapuava viva um processo de mudança. “Guarapuava é uma cidade de quase 200 anos, com latifúndios que emperravam o desenvolvimento e a vertente empreendedora. Mas vivemos hoje um processo de mudança e vejo isso já no fim do meu segundo mandato. A Guarapuava que assumi há oito anos já não é a mesma. Está mais moderna”.
Segundo o prefeito, a cidade está pronta para ser a cidade mais inovadora do Paraná. “Guarapuava vai ser um celeiro de novas tecnologias para o mundo, pois apostamos no potencial humano, na capacidade das pessoas”.
Para o presidente da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), Allan Costa, a tecnologia só tem valor quando está orientada às pessoas.
“A inovação é o começo, as pessoa o fim. Por isso a tecnologia tem que ser usada para melhorar a vida da população e isso não pode ser apenas um discurso. E Guarapuava está fazendo na prática. É a primeira cidade que está debatendo e criando um centro de inovação”.
Representando o governador Carlos Massa Ratinho Júnior, Aldo Bona, que será o superintendente de Ciências tecnologia e Curso Superior no Governo, lembrou que a meta do governo é fazer com que o Paraná seja o estado mais inovador do país. “E que Guarapuava seja a cidade mais inovadora dentro do estado mais inovador”.
O Future Day também teve palestra com Fábio Teixeira. Ele é brasileiro, formado em Engenharia de Software e Microeletrônica, e co-fundador da Hypercubes, empresa responsável por um satélite autônomo capaz de monitorar o solo com precisão e que está incubada no Vale do Silício, na Califórnia – Estados Unidos.