A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) deu início às obras de melhoria no sistema de esgotamento sanitário com a ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto Matadouro e de ampliação de Redes Coletoras de Esgoto, em Prudentópolis. As obras que começaram em abril, devem custar R$ 3.045.000 milhões.
A assessoria de imprensa da Sanepar informou que as ampliações estão sendo executadas com a implantação do tratamento secundário através de dois filtros anaeróbios, execução de duplo gradeamento na entrada de esgoto, construção de dois novos leitos de secagem e implantação de uma estação elevatória de lodo com linha de recalque, além de urbanização. A previsão é de que as obras sejam concluídas no fim deste ano.
As melhorias estão ocorrendo em diversas regiões da cidade. Segundo a Sanepar, atualmente, o município tem índice de atendimento, com Rede Coletora de Esgoto de 76,9%, sendo que 100% do esgoto coletado é tratado.
De acordo com a assessoria da Prefeitura, as obras estão sendo executadas pela Sanepar com recursos financiados pela Caixa Econômica Federal pelo programa Saneamento para Todos, que utiliza verbas do FGTS.