22/08/2023
Agronegócio

Ferroeste reduz frete em parceria com a Coamo

Em junho, a Coamo, maior cooperativa da América Latina, respondeu por 30% do faturamento da Ferroeste, empresa ferroviária pública do Estado do Paraná, informou neste sábado (3), em Campo Mourão (PR), o presidente da ferrovia, Samuel Gomes. Este é o resultado do uso das linhas da Ferroeste para transportar soja da região de Cascavel para Guarapuava, onde a Coamo tem instalada uma fábrica de óleo.
Em contrapartida, a Coamo teve uma economia no preço do frete superior a 30% em relação ao modal rodoviário, informa Aroldo Gallassini, presidente da cooperativa. O frete chega, em alguns casos, a ser 40% menor que o do caminhão. ¨O custo do transporte pela Ferroeste é vantajoso em relação ao caminhão¨, constata o dirigente. ¨Já é possível ter uma noção do que essa parceria com a Ferroeste gera em economia para o produtor e, na medida em que for ampliada, com a modernização da estrutura da Ferroeste, será ainda mais vantajosa¨, salienta o dirigente.
A Ferroeste está em processo de modernização de sua frota de locomotivas e também adquirindo 500 novos vagões. As novas locomotivas de 3.000 HP substituirão as atuais de 1.600 HP, herdadas da empresa privada que operava a linha antes da sua retomada pelo Estado, fabricadas na década de 50 e tecnologicamente defasadas. ¨Além disso, com a chegada de 500 novos vagões, cuja aquisição depende apenas de autorização do governo, nossa performance será bem superior e também nossa lucratividade¨, garante Gomes.
As novas locomotivas formarão trens maiores, aumentando a produção, e reduzirão o consumo de diesel em mais de 40%, gerando uma economia para a Ferroeste de mais de R$ 3 milhões por ano. Os gastos com manutenção também serão drasticamente reduzidos com a modernização da frota, trazendo a Empresa ao ponto de equilíbrio, mesmo na atual situação, em que o projeto construtivo da Ferroeste está incompleto. ¨A Ferroeste não foi planejada para ter apenas 248 km, como se encontra hoje. É preciso avançar na construção dos trechos projetados. Para isso, esperamos que os recursos que captamos junto ao governo federal sejam rapidamente liberados para o Departamento de Engenharia do Exército iniciar os trabalhos programados desde o ano passado¨, manifestou Gomes.
Em relação ao transporte ferroviário, o presidente da Coamo disse que a consolidação da Ferroeste ¨será a solução de um problema no Paraná, que é o transporte via caminhão, o transporte mais caro que existe no mundo¨. Para o presidente da cooperativa, o governo do Estado deve ¨abrir o olho¨ e ¨ investir mais em ferrovias¨. Gallassini disse que transportar a produção pela ferrovia diretamente ao Porto de Paranaguá ¨é um grande sonho¨.
O presidente da Ferroeste afirmou em Campo Mourão que o frete vantajoso praticado para a Coamo tem sido possível porque se trata de uma operação completamente controlada pela Ferroeste, uma vez que o transporte é totalmente feito nas linhas da empresa paranaense, entre Cascavel e Guarapuava. ¨O contrato com a Coamo prova que a Ferroeste é eficiente. Também é uma demonstração irrefutável dos benefícios que a Ferrosul trará para todos os produtores quando os seus três mil km de linhas projetadas para integrar os quatro estados do Codesul, com os seus portos, e os países vizinhos forem construídas e entrarem em operação. Os benefícios que a Ferroeste está proporcionando à Coamo hoje, a Ferrosul proporcionará a todos os produtores desta vasta região do Cone Sul da América¨, enfatizou o presidente da Ferroeste. A Ferrosul é uma empresa ferroviária pública que está sendo criada pelos quatro Estados do Codesul a partir da Ferroeste.
NORTE E NOROESTE
¨Com a construção do ramal Norte-Sul da Ferrosul, a partir de Panorama/SP, passando pelo Norte/Noroeste, Cantuquiriguaçu e Sudoeste do Paraná, alcançando o Oeste de Santa Catarina e, pelo território gaúcho, chegando ao Porto de Rio Grande, conectando-se em Chapecó com o ramal Leste-Oeste de Santa Catarina ao Porto de Itajaí, e o ramal Guarapuava-Porto de Paranaguá, dotaremos os estados do Codesul de uma ampla e moderna malha ferroviária para, com nossas rodovias e hidrovias, gerar criativos arranjos intermodais que nos proporcionem um salto de produtividade e desenvolvimento, em bases ambientais adequadas aos desafios planetários do século XXI, através de uma drástica e perene redução dos custos logísticos e de gastos com energias fósseis no transporte, especialmente no interior”, sintetizou Samuel Gomes.
FERROSUL
Em sua visita a Campo Mourão, Samuel Gomes discutiu com lideranças políticas e empresários locais os avanços na criação da Ferrosul, aprovada pela Assembléia Legislativa do Paraná e aguardando apenas a sanção do governador Orlando Pessuti. Gomes lembrou que o governador foi recebido no dia 2 de junho pelo presidente Lula, em Brasília, quando pediu recursos do governo federal para a implementação dos ramais da Ferrosul. Na ocasião o governador Pessuti afirmou: ¨Abordei assuntos importantes para o Paraná, entre eles o comprometimento do presidente Lula em dar prioridade ao ramal Norte-Sul da Ferrosul¨.
Para o prefeito de Campo Mourão, Nelson José Tureck, a Ferrosul vai aumentar o potencial econômico da região porque ¨beneficia o produtor e vai baratear o custo do transporte¨ da região, produtora de milho, soja e trigo, além do frango e da agropecuária. Tureck disse que o setor industrial da região, que sedia a Colacril, maior empresa de adesivos do país, será beneficiada, assim como a maior empresa de processamento de carne do mundo, a Tyson Foods do Brasil, instalada no município, a própria Coamo, e a cooperativa CVale, de Palotina, outra gigante do setor, que estuda abrir uma unidade na região.
FESTA DO CARNEIRO NO BURACO
Samuel Gomes permanece em Campo Mourão neste fim de semana, uma vez que está entre os convidados da Coamo para o almoço deste domingo, no Recanto do Produtor, durante a tradicional festa do Carneiro no Buraco.

Cristina Esteche

Jornalista

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