22/08/2023



Educação

Guarapuava perde para municípios pequenos no ranking da educação básica

Dos 399 municipios paranaenses pesquisados no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), Guarapuava no quesito região central ficou apenas na  quinta posição e em 200º no estado do Paraná. Com essas colocações, o município que é polo da Região Central do Estado, perde para o pequeno município de Porto Barreiro que foi o primeiro  colocado na região e no ranking estadual  está em 137º lugar. Na região de Guarapuava  outros municípios que ficaram na frente de Guarapuava são: Irati (2º colocado na região e 160º no estado); Virmond que obteve a terceira colocação regional e 193º no cenário estadual e  Cantagalo que obteve  o 4º lugar na região e  a 195 º colocação no estado. Os números foram divulgados pelo  MEC (Ministério da Educação), na segunda-feira (5).

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado pelo Inep em 2007 e representa a iniciativa pioneira de reunir num só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. Ele agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo