22/08/2023
Cotidiano

Moradores reclamam de mau cheiro provocado por lagoas da Agromalte

 A REDE SUL DE NOTÍCIAS recebeu e-mail de um leitor da Colônia Vitória reclamando do mau cheiro vindo das lagoas próximas a Agromalte: “Sempre leio as notícias da Rede Sul, por isso necessito saber como poderia fazer para deixar a minha reclamação e, inclusive, de muitos moradores da Colônia Vitória. Próximo a Agromalte e Setor de Cereais da Agrária, umas lagoas de resíduos têm um cheiro insuportável”.

A mensagem veio assinada por Mauri Michelc, que mora próximo ao local. Procurado pela equipe de reportagem, ele confirmou o mau cheiro, que assemelha-se a banheiro sujo.  “Geralmente na parte da noite fica mais forte. É um odor parecido com fezes”, relata o morador da Colônia Vitória.
Segundo o carteiro, existem várias residências próximas às lagoas. “O mau cheio fica impregnado nas nossas casas”, conta. Diz que até quem mora mais longe reclama da situação, que ocorre há mais de um ano. “Muitos falaram em ligar para o IAP denunciando”, frisa.
Mauri Michelc aproveitou e reclamou da poeira de resíduos. “Também temos que conviver com a poeira de resíduos vinda da fábrica. O assento do carro ou moto fica branco. Tanto quem mora perto ou longe fica com a respiração comprometida”, avalia o morador.
A REDE SUL DE NOTÍCIAS entrou em contato com a Cooperativa Agrária. O coordenador do departamento de Marketing, Jeferson Caus, explicou que foi averiguar se existe o mau cheiro e que no momento não encontraram o problema relatado pelo morador. “O pessoal responsável pelo setor foi investigar e não encontrou nada irregular. Pode ter acontecido há alguns dias atrás devido ao excesso de chuva ou por tempo seco”, afirmou.
De acordo com Caus, a Agrária investiu muito dinheiro nas lagoas para não contar se deparar com situação como esta. “Há pouco tempo foi gasto muito dinheiro para implementar as lagoas. Deixar tudo como a legislação impõe. Isto porque, somos rigorosamente investigados e nunca fomos autuados”, completou.
 
Texto: Andréa A. Alves

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.