22/08/2023
Comunidade Política Região

Vereadores Mirins participam de reunião preparatória para posse em Irati

Eles foram eleitos de forma democrática através do voto nas urnas eletrônicas dentro das escolas

Vereadores mirins

A reunião foi para preparar os pequenos vereadores para a cerimônia de posse (Foto: Ascom/Câmara de Irati)

Uma reunião preparatória ocorreu nessa segunda (1) com os vereadores e suplentes mirins de Irati. Eles foram eleitos de forma democrática através do voto nas urnas eletrônicas dentro das escolas.

A ocasião contou com a Diretora da Casa e Coordenadora do Programa Câmara Mirim, Ana Paula Kengerski, repassou informações sobre os três poderes e a importância do parlamento no município. O objetivo é preparar os recém eleitos para a posse no dia 1ª de julho.

Além disso, ela também explicou sobre o funcionamento das Sessões Plenárias, debates, votações e importância da Lei Orgânica do município. Ela enfatizou que, felizmente, nos dias de hoje, a população tem tomado consciência das legítimas obrigações do vereador.

“Os cidadãos já sabem, por exemplo, que asfaltar ruas, construir escolas, fornece atendimento médico e educação de qualidade são obrigações do Poder Executivo, representado pelo prefeito, cabendo aos vereadores indicar e fiscalizar, o que será possível ser experimentado, na prática, pelos vereadores mirins”, esclareceu.

PROGRAMA

Este é o oitavo ano de atividades. O programa vem estimulando as crianças a compreender, desde cedo, como as leis são elaboradas. Além disso, pretende mostrar o importante papel do Legislativo, tornando-os protagonistas de seus direitos e deveres na sociedade.

A assessoria informou que durante a Sessão de Posse, além da diplomação e juramento dos eleitos, haverá a eleição da Mesa Diretora aos cargos de Presidente, Vice-Presidente, 1º Secretário e 2º Secretário.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.