22/08/2023
Cotidiano

Frio aumenta em até 50% a procura pelo albergue

imagem-18484

As baixas temperaturas que vem sendo registradas em Guarapuava e região tem provocado uma demanda de até 50% a mais na busca de abrigo no Albergue Noturno Frederico Ozanam.

" No inverno ocorre um aumento de 40% a 50% no fluxo de pessoas à procura de abrigo", confirma o gestor da instituição Antonio Carlos Schwab.

Mantido pela  Sociedade de São Vicente de Paulo (Vicentinos), a entidade  possui 60 leitos, sendo dividida em duas alas:  30 femininos e 30 masculinos. Porém, 30 pessoas ( 9 crianças, 6 mulheres, 15 homens) estão morando no local.

A manutenção do  albergue é feita com uma ajuda de custo  repassada pela Secretaria de Assistência Social, o equivalente a 40% dos custos mensais.  O restante é conseguido através dos projetos de sustentabilidade desenvolvido pelo próprio albergue, além e e doações de simpatizantes da causa/benfeitores que fazem suas doações mensalmente.
"Das doações recebidas, o excedente da casa vai para o bazar beneficente ( roupas, utensílios domésticos, moveis, eletro), o qual acontece todo primeiro, segundo e terceiro sábado do mês, a partir das 12 horas", diz o gestor.

De acordo com Schwab, qualquer  pessoa  com vulnerabilidade social pode se abrigar no albergue. Caso a pessoa esteja alcoolizada ou drogada, é oferecido um cobertor. Porém não pode permanecer no local, pelo fato dos quartos serem coletivos.

, no albergue, na rua Jaime Amaral Pacheco, 191, bairro Conradinho. Podem também serem feitas doação de materiais recicláveis.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.