Tem início nesta quarta (10) em Guarapuava, o XV Congresso Internacional de Turismo Religioso. E Pinhão estará presente. O município vai apresentar a ‘Folia do Divino’. O grupo existe há 18 anos na cidade e faz visitas às famílias da comunidade levando bênçãos e a oportunidade de agradecer.
A participação do grupo pinhãoense será nesta quinta (11) a partir das 17h30. O grupo é composto por 45 integrantes, que se dividem em três subgrupos. A folia, entretanto, é composta por instrumentistas, gaitas, violões, bumbo e um fogueteiro. Além disso, existem vozes femininas e masculinas e um padre que sempre acompanha as atividades.
O GRUPO
Os participantes são de várias idades e profissões. A organização fica por conta da Paróquia Divino Espírito Santo. De acordo com uma das organizadoras, Regiane Fonseca, a festa não tem data fixa, mas ocorre sempre 50 dias após a Páscoa. Além disso, ela explicou como ocorrem as atividades.
“Nas casas nós fazemos cantos de chegada, pedido de bênçãos à família que pode colocar sua intenção ou agradecimento pela visita da Bandeira do Divino. O padre faz uma benção para a família e à casa e fazemos uma música de despedida”.
Sobre o sentimento em participar das atividades Regiane brinca. “Se eu for falar tudo que representa, vou o dia escrevendo”. Ela destacou que ser Folião do Divino é como ser mensageiro da benção para as famílias visitadas.
“Vemos muitos pedidos de oração, curas, testemunhos. Poder levar estas bênçãos às pessoas é maravilhoso. Entretanto, uma grande responsabilidade. Nós também recebemos, como foliões muitas graças em nossas vidas. Isso porque, estar em missão é testemunhar a ação de Deus nas pessoas”.